Mulheres, espaço e cidadania

NOS MOMENTOS  em que a agenda da bancada feminina no Congresso Nacional se articulou com a agenda feminista, isso possibilitou avanços significativos nas últimas duas décadas. O exemplo mais atual é a aprovação da Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica.

Não há a menor dúvida que temas polêmicos como os direitos sexuais reprodutivos não são consensuais. Uma pesquisa realizada em 1999, pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), com 313 parlamentares, 51,9% foram favoráveis à ampliação das possibilidades de realização do aborto e 18,8% contrários a essa ampliação.

Mesmo assim, os grupos religiosos permanecem fortalecidos e influenciam fortemente as bancadas no Congresso Nacional, incluindo a bancada feminina. Na mesma pesquisa, 58,1% são favoráveis à criminalização do aborto em alguns casos. Esses dados ainda permanecem bastante atuais.

Enfim, a participação das mulheres brasileiras nos espaços de poder ainda é tímida e pouca expressiva, se comparada com outros parlamentos na América Latina e na Europa. Entretanto, não podemos deixar de assinalar que a qualidade do debate e a força da agenda feminista ganharam espaço, presença e visibilidade na sociedade brasileira.

A questão é que precisamos elaborar instrumentos mais eficazes que aumentem a participação feminina nas diferentes esferas, além da necessidade urgente de promover de forma mais ampliada a equidade de gênero e de combater as diferentes formas de sexismo. Com certeza, a bancada feminina tem um papel fundamental na construção desses instrumentos no Congresso Nacional.

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s