Dilma diz que mulheres merecem mais espaço na política

Está na hora de a mulher ocupar um espaço na política condizente com o seu peso social. Essa foi a idéia central defendida pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, durante a abertura do Seminário Internacional Mulher e Participação Política na América Latina realizado no dia 22 de abril. O evento que reuniu representantes de 11 países, em Brasília.

“Nós ainda temos uma participação política que não coaduna com nosso peso na sociedade, somos 52% de brasileiras. Temos participação forte no ensino superior e, segundo o Sebrae, 53% das pequenas empresas são comandadas por mulheres”, ressaltou Dilma. A prefeita de Itapevi (SP), Maria Ruth Banholzer, avançou no mesmo sentido. “O que as mulheres querem não é competição e sim a sua valorização. Há muito que avançar”.

Dilma ressaltou que a sociedade brasileira já está preparada para ter uma mulher como presidente, como ocorreu no Chile e na Argentina. “Eu sempre respondo assim: ninguém pode negar que as mulheres são sensíveis, somos sensíveis e isso é uma qualidade. A mulher, para sobreviver, tem que ser sensata e pragmática. A mulher é corajosa e resiste à dor”.

Dilma listou, ainda, as decisões do governo Lula que privilegiaram as questões de gênero e a importância da criação de uma pasta para tratar especificamente disso. “O governo Lula criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres nos primeiros dias de governo. Isso significou colocar a questão de gênero dentro do governo. Nós achamos que as mulheres têm que ser protagonistas e fizemos uma política afirmativa. Isso apareceu lá na política de desenvolvimento social.

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s