Mulheres e trabalho em pauta neste 1º de Maio em Palmeira

 

DSC00060

Palmeira, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes localizada a 70 km de Curitiba, é famosa por ter sido berço da Colônia Cecília, comunidade fundada por um grupo de libertários em 1890. Nessa colônia surgiram as primeiras manifestações da doutrina anarquista no Brasil.

Combinado com essas raízes históricas, o Observatório Sociocultural de Palmeira, promoveu uma mesa redonda em homenagem ao Dia do Trabalho, sob o título “Reflexões e Avanços da Classe Trabalhadora: questões da atualidade”.

Convidada para discorrer sobre as Conquistas e Desafios das Mulheres no mundo do Trabalho, a Secretária das Mulheres do PT/PR, Antonia Passos de Araujo (Toninha), revisitou a história de luta das mulheres por melhores condições de trabalho e equidade de gênero. Entre os desafios a serem enfrentados pelas mulheres rumo à democratização e cidadania no trabalho, está a equiparação salarial, fim da dupla jornada e fim da discriminação, lembrou Toninha.

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT) participou do evento, dando ênfase ao projeto de sua autoria, Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz. “Com o ConPaz, podemos seguir as linhas definidas pela Unesco para promover a Cultura de Paz no Paraná, relacionadas à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos, baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento. Uma cultura que respeita os direitos individuais e que procure resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação,” destacou Péricles.

Maria Isabel Corrêa (PV), com muita propriedade, deu uma aula aos presentes ao esclarecer os conceitos de qualidade de vida, sua aplicação no trabalho no contexto da sustentabilidade.

Maria Izabel, Péricles e Toninha

Maria Izabel, Péricles e Toninha

A PEC dos empregados domésticos também foi destaque no evento. Geni Borges da Silveira abordou o tema “A diarista doméstica no seu dia a dia” e Vanessa Levandoski Pizani “Uma trabalhadora falando sobre a Lei das Domésticas.”

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em fotos, Notícias e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s