O povo saiu às ruas, Dilma reagiu e o Brasil segue em frente

por Sirlei Fernandes

Análises das mais variadas matizes tentaram vincular única e indiscutivelmente à presidenta Dilma, o motivo dos milhões de brasileiros terem saído às ruas nas manifestações de junho. Deram com os burros n’agua.
A presidenta teve a maestria de agir rápido e sem rodeios. Ouviu os reclamos da sociedade e saiu em campo. Sensível às demandas, transformou o governo num front de ações positivas. No que era de sua competência, ousou, errou, acertou, mas não se omitiu. Dilma deu respostas à sociedade como quem valoriza a democracia, sistema que permite a livre manifestação. Como quem respeita o clamor popular. E o povo, que de bobo não tem nada, percebeu que o buraco era mais em baixo.
O povo viu que desvio do dinheiro público é recorrente. O povo percebeu que corrupção está empresa, na fábrica, no congresso e no judiciário. Que o dinheiro público é uma desgraça na mão do prefeito e do vereador.
Só a imprensa é que não percebeu. Continuou por meses a fio a cobrar do executivo a demora por ações efetivas para atender o grito das ruas de junho.
E o povo percebeu também uma grande e irretocável diferença. Porque atribuir somente à presidenta Dilma o motivo das carências sociais históricas, num país tão vasto e plural? Porque perseguir e punir por corrupção somente os políticos do PT, quando processos semelhantes de políticos graúdos de outros partidos continuam engavetados no sereno aguardo da prescrição?
Essa percepção popular faz pensar em duas reviravoltas. Uma delas, a redenção forçada da mídia e a outra, os bons índices de aceitação do governo Dilma.
Até a imprensa notadamente a serviço dos “de sempre” admite a dificuldade dos adversários do PT vencerem a presidenta nas eleições de 2014. Já estão jogando a toalha. Arriscam até previsões catastróficas na área econômica ou quebra-quebra em massa nos jogas da copa, mas nem por isso afastam a possibilidade de Dilma ganhar a eleição.
Que venha 2014, de preferência, sem sobressaltos.

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s