Homenagem a Rose Marie Muraro

“Educar um homem é

educar um indivíduo, mas educar

uma mulher é educar uma sociedade”

(Rose Marie Muraro)

 

por Prof ª Joana Darc Faria de Souza e Silva*

Foi ela que, no final dos anos 60 levantou a questão de gênero e não se limitou às relações desiguais de poder entre homens e mulheres, mas denunciou também as relações de opressão na cultura, nas ciências, nas tendências filosóficas, nas instituições, no Estado e no sistema econômico.

Rose faleceu aos 83 anos no dia 21 deste mês de junho. Nasceu quase cega, fazendo desta deficiência o grande desafio de sua vida. Ela foi uma das mulheres brasileiras mais significativas do século XX.

Em “Memórias de uma mulher impossível”, disse que só o impossível cria e em “Sexualidade da mulher brasileira”: corpo e classe social no Brasil (1996) sua obra mais importante conta a situação de classe das mulheres.

Rose escreveu 29 livros, palestrante conferencista internacional. Foi nove vezes indicada Mulher do Ano por várias instituições e duas vezes uma das mulheres do século. Cidadã honorária de Brasília (2001) e de São Paulo (2004); participou do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Tive a honra de encontrar com Rose em 2004, em Brasília, na Conferência Nacional da Mulher.

Rose lutou todo tempo pela democracia no País; preocupou-se também com a revolução sustentável, a única que poderá salvar a espécie humana da destruição; participou do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela achava que o Brasil ter conseguido eleger uma mulher para a Presidência da República foi uma mostra para o mundo de como nós estávamos mostrando o protagonismo das mulheres. Deficiente visual, Rose nos deixou um imenso legado de visão do mundo, nos mostrou que o impossível não é um limite, mas um desafio que é possível vencer. Nossa homenagem e nossa eterna gratidão a companheira Rose Marie Muraro.

*Secretaria de Formação do PT – Toledo/PR

 

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s