Cuba sem bloqueio

*por Joana Darc Faria de Souza e Silva/Oscar Henrique de Souza e Silva

“Ser revolucionário é estudar muito e defender as causas justas”

(Che Guevara)

O anacrônico isolamento da República de Cuba (pequena ilha do Caribe) em 1961, patrocinado pelos EUA, onde há mais de 50 anos triunfou uma revolução socialista, viveu um momento histórico neste 17 de dezembro, ouvindo de Obama o início de novas relações diplomáticas com o país caribenho, sinalizando uma revirada desta odiosa página terrorista, que em pleno século 21 só faz prejudicar a humanidade.

Destacamos que os países que romperam tal bloqueio econômico estão tendo a oportunidade de manter boas relações comerciais, receber a contribuição solidária dos cubanos em várias áreas do conhecimento cultural, científico e econômico.

Apesar do referido bloqueio imposto pelos EUA, Cuba é referência mundial em educação, saúde, assistência e seguridade social e na erradicação de grandes males que atingem países capitalistas, como a miséria, a fome, a desnutrição e o analfabetismo.

Desde 1992, a ONU tem aprovado resoluções pelo fim do bloqueio. Em 2012 votou pela 21a vez por seu fim. A cada ano aumenta o número de chefes de Estado, intelectuais, ativistas, movimentos sociais, inclusive o papa argentino Francisco, que consideram a política dos EUA criminosa contra Cuba e exigem seu fim.

“Mesmo sendo submetido ao injusto bloqueio econômico, Cuba gera um dos três maiores volumes de comércio do Caribe” (…) “Laços profundos unem os nossos países, um sentimento de amizade aproxima nossas sociedades. O Brasil acredita e aposta no potencial humano e econômico de Cuba” (Presidenta Dilma Rousseff).

O grande e antigo esforço coletivo de resistência do povo cubano e a campanha de “Cuba sem bloqueio” para assegurar melhores condições de vida, sem exclusão, colhe seus frutos. Essa história de luta e de conquista é também nossa e é referência em vários aspectos para muitos povos e países em especial para todos nós que integramos a América Latina.

Viva José Martí! Viva Cuba libre! Viva as mulheres cubanas! Viva o povo cubano!

Viva Fidel! Viva Raúl! Viva Che! Viva América Latina!

* professora e Secretária de Formação Política do PT em Toledo/PR

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s