O significado do 8 de março

 por Joana Darc Faria de Souza e Silva*

“No dia 8 de março não me dê flores!”. Este foi o título que minha xará, a companheira Joana Saragoça, deu para comentar na internet o 8 de março. Resumindo, no Dia Internacional da Mulher ganhamos flores, aplausos, cumprimentos, mensagens, abraços, agradecimentos até de pessoas estranhas.

Mas não conseguem perceber que hoje em pleno século XXI, com uma longa resistência, ou história de luta das mulheres de todo mundo, ainda existem aquelas que sofrem e morrem simplesmente pelo fato de serem mulheres. Continuam ganhando salário menos que os homens, tripla jornada de trabalho, violentadas, assediadas, estupradas. Pesquisa do IPEA 2014 mostrou que 26% dos entrevistados responderam que mulheres que mostram o corpo merecem ser atacadas.

Com relação a mulher negra é um capítulo à parte, assim como as mulheres indígenas, porque nossa História é contada pela classe dominante, masculina e branca.

Enegrecer o feminismo é reconhecer a trajetória da mulher negra (muitas encarceradas, torturadas, famintas, tiradas de seus filhos, perdendo sua casa e seus benefícios sociais) no movimento feminista. Aqui é preciso lembrar da identidade e equidade de gênero onde não admitimos um padrão de mulher, pois nem toda mulher gosta de homem, de usar maquiagem, ser magra fazer compras, cozinhar, etc. Existem várias formas de estarmos no mundo com demandas específicas.

Neste 8 de março temos muitos avanços para comemorar (veja no sítio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres), mas ainda temos muito para avançar. E vamos avançar. Todo dia é dia da mulher, não podemos aceitar que o 8 de março signifique somente um dia para as “A vida quer é coragem”, parafraseando e homenageando a nossa presidenta Dilma Rousseff.

No 8 de março, somos fortes como no ano todo. Respeite-nos!

*Joana Darc Faria de Souza e Silva é professora e Secretária de Formação Política do PT no município de  Toledo-PR

Sobre mulheresdoforum

sou aposentada. Viajo bastante e quero usar este espaço para trocar informaçoes sobre política, cidadania, etc
Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s