Artigo: Violência doméstica gera violência nas ruas

O lugar onde moramos, nossa casa (aos que tem) é, no imaginário social, um lugar seguro, onde nos sentimos protegidos. Para uma grande maioria das mulheres isso não é verdade. Vítimas dos próprios parceiros/companheiros, elas sofrem com a violência dentro do próprio lar, o que torna a casa um lugar perigoso.

São diversas práticas, como a violência e o abuso sexual e maus-tratos, que passam pela agressão física e psicológica. Esta violência atinge também os filhos e consequentemente interfere no futuro deles.

Normalmente os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho, ou seja, não represente um problema social.

É grande o numero de casos em que os filhos e filhas, vítimas ou testemunhas desta prática, legitimam o uso da violência como fator natural, criando um círculo vicioso gerando ainda mais violência que levam à marginalidade. A convivência com a insegurança provoca danos muitas vezes irreversíveis para as crianças, que passa pelo baixo aproveitamento escolar, abandono do lar e comportamento violento.

O fim da violencia doméstica é um dos princípios para a garantia de um ambiente saudável, com diálogo e qualidade de vida, responsável pela formação de uma geração mais humana e mais feliz. Por isso é uma tarefa do Estado e de todos nós, homens e mulheres.

Marilda Ribeiro da Silva

Militante Feminista

Ong Maria do Ingá

Obs. Texto elaborado para auxiliar a reflexão sobre a relação das Politicas de Segurança com a questão de gênero, a pedido do Conselho de Segurança do Município de Sarandi-Paraná. Dezembro/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s